quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Pra que serve um relê auxiliar 12 volts e como usa-lo no seu carro para instalaçao de acessórios como alarme ,farol de milha, etc

Neste post vamos entender melhor pra que serve um relê auxiliar 12 volts como o da foto abaixo
com certeza voce ja viu um rele como este no seu carro ou em algum lugar no seu dia-a-dia apesar de nao darmos tanta importancia a ele, porem ele tem uma grande importancia quando se trata de acionar algo que depende de um auto consumo de bateria e também para que a ligaçao anterior ao aparelho a ser ligado nao sofra tanto com um super-aquecimento ou algo do tipo , mais para entendermos melhor o seu uso vamos para um exemplo mais pratico: se seu carro tem um botao painel para farol de milha e quer ligar um farol de milha no seu carro vc ira aterrar claro o negativo de ambos os farois na lata e o positivo ira ser ligado a bateria passar e pelo botao(liga/desliga)? neste caso nao pois as luzes do farol de milha tem um auto consumo de energia da bateria e se vc ligar eles passando direto pelo botao vc ira ter um super-aquecimento no botao e ate talves a queima dos fios de alimentaçao do farol de milha sendo assim qual a melhor forma de liga-lo? usando um relê o relê é como um botao liga-desliga quando ele é acionado ele permite que passe uma corrente positiva ou negativa de um polo ao outro sendo assim vc pode aciona-lo com um botao qualquer e liga-lo diretamente a bateria otao no teu dessa maneira o otao no teu painel so terá o "trabalho" de acionar uma ponte que tem dentro do relê que ira passar a corrente da bateria para o acessorio a ser ligado no nosso caso um farol de milha a ligaçao do relê apesar de parecer complicada é simples se tivermos em maos o esquema do relê que veremos a seguir
Quando vc olha um rele auxiliar por baixo proximo a cada pino tem um numero gravado sendo eles: 86__+remoto; é acionado no painel do carro neste caso no botao do farol de milha 30__+ 12 volts alimentaçao da bateria 85__- terra vai a "lata" do carro 87__+ liga quando botao"remoto" é acionado resumindo uma foto para dar uma luz no esquema de ligaçao de um farol milha
claro que como na foto nao devemos nunca esquecer de emqualquer ligaçao que vamos fazer que seje item opcional no carro devemos usar um fuzivel -espero ter ajudado e ate o proximo post com dicas que irao ajuda-lo no seu dia-a-dia para voce que tem vontade de meher voce mesmo no teu carro ou ate mesmo que tem vontade de se tornar um proficional na area automotiva

18 comentários:

  1. Ola, gostei da explicação, e queria confirmar uma situação: Posso ligar o 30 do relé no positivo do farol baixo? Ai - no meu caso - os faróis de neblina só vão acender no seu proprio botão se o farol baixo estiver ligado, e quando apagar o farol baixo, mesmo que o botão dos neblina estiver ligado elrs apaam juntos, é isso? Tem algum perigo nessa configuração?

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    1. Não pode ligar no 30 é alimentação do relé. No caso liga no 85

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  2. Uma dúvida
    Se sai um fio do relé para as lâmpadas e o botão queria ligar na lâmpada oq eu faço ?
    Como faço essa instalação
    Pq o negativo da lâmpada vai no chassis

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    1. O negativo vai na lata para aterrar ou seja o terra

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    2. O relê de acionamento remoto pode ser ligado aos faróis de milha junto às lanternas?

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  3. Boa tarde... Tenho algumas dúvidas.
    O rele 4 pino auxiliar serve para cortar ignição do gnv e gasolina, do som automotivo, dos vidros e teto solar?
    Desde já agradeço.
    Obrigado

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  4. Esse relé servi pra som multimídia
    É que quando meu carro tá ligado o alternador joga mais de 12v pro som e ele corta

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  5. Comprei um farol de milha pela internet o vendedor falou que o relé e junto com botão instale mais o farol não acendeu só fucionando quando ligo um fio direto depois do botão, mais acende a luz quando ligo a chave do farol alguém aí poderia me fala alguma coisa sobre

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    1. outra opção , póde tambem levar direto do 85 aos faróis ou luz milhas

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  6. boa noite.
    colega vamos uma liguagem bem simples aquí , veja, vc liga o 86 do relé, e 1 dos fios da luz milha na carcaça ou na bateria do veiculo (neg-) , certo , liga o 30 do relé na inguinição ou direto na bateria (positivo) , (vc decide) onde ligar eu prefiro na inguinição , se vc for usar o botão (liga / desliga) , vc puxa 1 fio do 85 até onde vc vai instalar o interrupitor , puxa + um fio (retorno , positivo) do botão (liga/desl) até ao pino 87 (saida / carga p/ luz milhas ou farois) , lembrando que , é sempre recommendavel usar um fusivel como proteção do circuito ( + / -) 20 amper na siada da bateria ou proximo ao relé (chegada) anexo.
    caso ainda não funcionar , é porque seu interrupitor está com problema , faça um teste , testa ambos , tanto interrupitor , quanto relé.
    espero ter ajudado.

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  7. Posso estala os faróis sem o relé???
    Ligado diretamente da bateria???

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  8. Gostei da explicação, muito bom parabéns.

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  9. Olar boa noite esse rele servem tobem para os faro do fiet uno, ?

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  10. Boa noite, ele serve pra acionar os fatores direto na chave de ignição... Evitando assim multas?

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